COMO SE INICIAR NA MEDITAÇÃO ZEN (ZAZEN) - 10 PASSOS


Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 1


1-Consiga um zafu ou uma almofada pequena. Essa parte é opcional, dependendo da sua posição e preferência.

Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 2

2-Posicione-se. A tradução literal de zazen é “meditação sentada”, logo, como você senta é muito importante. Aqui vai uma lista com algumas posições usadas no zazen:
  • Posição birmanesa: É a posição mais simples de pernas cruzadas com ambos os joelhos apoiados no chão. Os tornozelos devem ficar um na frente do outro, não em cima.
  • Posição de meio-lótus (Hankafuza). Chega-se a essa posição colocando o pé esquerdo na coxa direta e prendendo a perna direita embaixo da coxa esquerda.
  • Posição de lótus (Kekkafuza). Essa é, de longe, a posição mais estável. Deve-se colocar cada pé na coxa oposta para alcançar essa posição. Isso pode causar um pouco de dor no começo, mas continue tentando e os músculos das pernas vão se soltar. É mesmo difícil, e se ainda estiver doendo muito após uma semana de treino, procure conselho médico ou coloque uma garrafa de água quente na sua perna. No entanto, a pose não é recomendada se você tiver dores crônicas no joelho.
  • Posição ajoelhada (Seiza). Ajoelhe-se com seus quadris repousando sobre seus tornozelos.
  • Posição da cadeira. Não há problema algum em se sentar em uma cadeira, mas é essencial que você mantenha a postura.
  • Posição em pé. Essa é uma posição útil para as pessoas que não podem ficar sentadas por um longo período de tempo, praticada na Coreia e na China. Fique de pé com seus pés separados na largura dos ombros. Seus calcanhares devem estar mais próximos que os seus dedões do pé. Coloque suas mãos sobre a sua barriga, direita sobre a esquerda. Não trave os joelhos.
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3-Forme o mudra cósmico com as mãos. Coloque sua mão dominante com a palma pra cima, apoiando sua outra mão também com a palma pra cima. Os polegares se tocam de leve, Mas isso é opcional.
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4-Comece limpando sua mente, pensando em nada além da sua respiração. Você pode manter os olhos abertos, meio-fechados ou completamente fechados.

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5-Conte cada inspiração e expiração até chegar a dez.

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6-Comece do 1 novamente. Se sua mente divagar, e ela vai, aceite o pensamento e então volte a contar do um de novo.

Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 7

      7-Faça isso por cerca de quinze minutos. Quando você conseguir contar até dez por várias vezes sem a intromissão de pensamentos, é hora de começar a contar a inspiração e expiração como uma coisa só ao invés de contá-las separadamente. Por fim, você será capaz de se concentrar apenas na respiração e deixar de lado a contagem. Para que isso aconteça é necessário que você pratique o zazen diariamente.
Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 8
8-Abra os olhos e faça um aquecimento nas pernas e braços para aumentar a pressão sanguínea de volta ao normal.

Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 9

9-Medite por quinze minutos durante a primeira semana e aumente cinco minutos a cada semana até chegar a um tempo de quarenta e cinco minutos a uma hora, se possível. Se você praticar o zazen regularmente e pouco a pouco, suas sessões de meditação serão bem relaxantes e você vai sentir uma tranquilidade maravilhosa. Não tente forçar a respiração de nenhum jeito diferente, respire do modo que é natural para você.
Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 10

10-Explore a quietude. O Zazen é mais do que sentar em silêncio, e pode levar a uma descoberta profunda da consciência escondida dentro de nós. Esse último passo é alcançado ao explorarmos a quietude que criamos ou descobrimos dentro de nós quando nos sentamos. Leve o tempo que quiser para observar a si mesmo e ao mundo durante e após a meditação. Use todos os seus sentidos. Quando você aceita os pensamentos enquanto medita ou passa o dia, observe o que é aceito ... e o que eles querem dizer.

Dicas:

Dicas

  • Se você estiver sentindo muita dor ou desconforto em uma posição, não medite nela. Levante e tente uma posição diferente.
  • A importância de se manter as costas retas é permitir que o diafragma se mova livremente. Sua respiração no zazen se torna muito, muito profunda.
  • Você deve tentar meditar regularmente, se não diariamente.
  • A posição da mão é importante. Um lado da mão representa o plano físico, o outro, o plano espiritual. Juntar os dois lembra ao praticante que ambos os planos precisam estar em harmonia. Além disso, o toque dos polegares é um modo de gerenciar seu subconsciente. Se você reparar que está pressionando os polegares, quer dizer que está muito estressado e precisa relaxar. Se eles caírem, você está adormecendo. Eles devem estar se tocando ligeiramente.
Materiais Necessários:


  • Um zafu ou almofada para se sentar.
  • Um cômodo silencioso onde você dificilmente será perturbado.
  • Um despertador para tocar após o período de tempo durante o qual você estará meditando. Se for usar um despertador, assegure-se de que seja um toque suave. Um som alto e abrupto não deve interromper ou encerrar uma sessão de meditação.·
  • Roupas soltas e confortáveis
Fonte:
http://pt.wikihow.com/

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