Mindful eating Foto: Shutterstock
Mindful eating: entenda os benefícios e confira dicas para praticar
Atenção plena na alimentação ajuda a controlar ansiedade e a melhorar digestão
O Globo
18/06/2020 - 08:53 / Atualizado em 18/06/2020 - 11:05
Na hora da refeição, você consegue parar e se concentrar no que está fazendo, ou seja, no ato de comer? Voltar-se totalmente a isso é o que prega o mindful eating. “Ele nada mais é do que atenção plena na alimentação, permitindo escolhas e experiências mais conscientes, o que é fundamental para a saúde”, explica a instrutora Luiza Bittencourt.
Os benefícios do mindful eating são vários, diz Luiza: aumento do bem-estar, redução de compulsão alimentar e ansiedade, melhora na digestão, entre outros. Abaixo, três dicas para começar a praticar.
*Faça o check-in da sua fome antes, durante e depois da refeição. Perceba o quanto está com fome em uma régua de 0 a 10 antes da refeição. Não precisamos esperar para comer quando já estamos no nível 9 ou 10. Depois que começar, porque, muitas vezes, já estamos saciados na metade do prato. E, ao final, faça novamente a reflexão para perceber se está satisfeito e saciado.
*Repouse os talheres entre as mastigações. Isso ajuda a comer sem tanta pressa.
*Deixe de lado celular, TV ou conversas durante a refeição. Antes de comer, perceba aromas, formatos e cores dos alimentos.
Comentários
Postar um comentário